Rocha Segurança Eletrônica
Últimas notícias
Litoral | RTM | Jornal

Curiosidades

Desde a semana passada muita gente compartilhou uma série de imagens que teriam sido tiradas na Barra do Ceará, em Fortaleza. O que

Comentários | Espalhe esta notícia!→
Publicado em 6 de novembro de 2013 - 18:03 | Atualizado 6 de novembro de 2013 - 18:30

praia-do-cearc3a1Desde a semana passada muita gente compartilhou uma série de imagens que teriam sido tiradas na Barra do Ceará, em Fortaleza. O que chama a atenção nas fotografias é que a água do mar apresenta um tom avermelhado, que a postagem chamou de sangue e comparou o fato a um trecho da bíblia:

“Apocalipse C8: V6-13 (“E os sete anjos, que tinham as sete trombetas, prepararam-se para tocá-las…. e tornou-se em sangue a terça parte do mar. SERÁ O FIM DO MUNDO ? iram fala que é fenômeno, ou coisa parecida mas os filhos de Deus sabe bem o que é isso. ENTÃO MEU POVO ABRAM OS OLHOS E VEJAM. JESUS ESTA VOLTANDO.”

Será que essas fotos são reais? Será que isso é verdadeiro ou falso?

É bom lembrar que o fato da água do mar ficar com essa cor avermelhada não tem nada a ver com profecias escatológicas. Trata-se de um fenômeno ocorrido por um desequilíbrio ecológico que causa a proliferação acelerada de certos tipos de microplânctons tóxicos unicelulares, principalmente as dinoflageladas Gonyaulax catenella.

Apesar de ser conhecido como “Maré Vermelha”, esse fenômeno não se apresenta somente nessa cor, visto que a coloração da água na superfície do mar nessa situação pode variar para tonalidades marrons.

Vários fatores podem causar a maré vermelha como alteração na salinidade, oscilação térmica da água e excesso de sais minerais decorrentes do escoamento de esgoto. Uma ou mais dessas ocorrências associadas acabam afetando o comportamento dessas espécies planctônicas, que passam a acelerar a sua reprodução e morte.

A morte descontrolada desses microsseres libera substâncias tóxicas em alta concentração que envenenam a água e outros organismos locais, afetando peixes e moluscos.

Perigo para humanos

Se ingerida, a água contaminada da maré vermelha pode causar diarreia, além de problemas respiratórios e circulatórios.

As fotos da praia com água vermelha

Não conseguimos identificar se a praia mostrada nas fotos é mesmo a da Barra do Ceará, mas usuários do Facebook encontraram essa foto abaixo, que sugere que as fotografias não são reais:

mare_vermelha

Imagem que circula no Facebook sugere que a foto publicada na fanpage seria falsa! Será?

 

Uma das fotos postadas na fanpage não oficial da cantora (Compare com a de cima… Qual será a original?)

Uma das fotos postadas no Facebook  (Compare com a de cima… Qual será a original?)

 

Conclusão

A Maré Vermelha não tem nada a ver com um prenuncio do fim do mundo. Trata-se de um desequilíbrio ecológico que faz com que a água fique dessa cor!

NÃO ACREDITE EM TUDO QUE APARECE NO FACEBOOK. Seja sábio!

 

Leia também
Comentários

Acesse a primeira página